Caso Ryan Hammons / Marty Martin
Este caso foi estudado pelo Dr. Jim Tucker, investigador de vidas passadas que trabalhou ao lado de Ian Stevenson e tem dado continuidade ao seu trabalho de pesquisas na Universidade de Virginia.
Ryan Hammons é um garoto da cidade de Muskogee, Oklahoma (EUA) que, aos 4 anos de idade, começou a ter pesadelos frequentes e acordava chorando, dizendo à sua mãe Cyndi que queria ir para Hollywood, a mais de 2 mil quilômetros da cidade onde moravam. Também começou a contar histórias detalhadas sobre a vida nos anos 40 e 50 até que um dia disse a sua mãe que ele tinha sido outra pessoa.
Sua mãe Cyndi, assim como o esposo dela, eram Batistas e não acreditavam na possibilidade da Reencarnação. Porém os relatos de seu filho eram tão detalhados que ela decidiu pesquisar informações sobre os mesmos. No momento em que folheava alguns livros sobre filmes antigos, Ryan, ao seu lado, apontou para a foto de um figurante de um filme chamado “Night after night” e afirmou: “este sou eu”! Descobriram então que aquele figurante tinha sido um ator que se chamava Marty Martin. Foi então que Cindy decidiu buscar a ajuda do Dr. Jim Tucker, que, ao estudar o caso de Ryan, ficou impressionado com a quantidade de detalhes por ele apresentados.
Ryan afirmava ter vivido em Hollywood, em uma rua que continha a palavra “rock”. Realizando pesquisas, Dr. Tucker descobriu que Martin tinha morado na rua “North Roxbury”, em Bervely Hills – “rox” tem a mesma pronúncia de “rocks”. Ryan informou também diversos outros detalhes, tais como sobre os cinco casamentos que teve, quantas irmãs ele havia tido e a idade com que ele morreu, além de detalhes sobre festas, atrizes e a vida na Hollywood dos anos 40 e 50.
À medida que vai ficando mais velho, Ryan conta que as memórias vão ficando mais fracas. Sua história completa faz parte do livro escrito pelo Dr. Tucker chamado "Return to Life" (“Retorno à vida”), que contém casos por ele estudados ao longo dos anos.
Os quatro casos apresentados neste capítulo representam apenas uma gota d´água no oceano de milhares de casos que têm surgido em todo o mundo, em meio às mais diferentes culturas e religiões, onde crianças espontaneamente começam a lembrar-se de suas vidas anteriores.
O fascinante sobre o estudo da Reencarnação é que não precisamos nos esforçar para prova-la: Basta olhar com atenção e as evidências surgirão, em abundância, para demonstrar sua veracidade.