top of page
Como surgiu este trabalho
“O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar, e procurando podemos achar a verdade.” (Pierre Abelard)

Sempre fui, desde criança, curioso e indagador a respeito dos mistérios da vida, da natureza e do universo. Desde pequeno costumava passar um longo tempo contemplando as estrelas e sentia que, por trás de toda aquela imensidão, existia uma Força Superior que mantinha o equilibrio universal como um maestro rege uma orquestra, com Suprema inteligência e infinita harmonia. Porém sentia também que esta “Inteligência universal”, a quem podemos chamar de “Deus”, não combinava com a imagem daquele Deus "agressivo e vingativo” pregado pelas religiões Cristãs.

Nasci em uma família católica. Porém já em minha adolescência comecei a visualizar vários pontos contraditórios defendidos pela Igreja e percebi que a mesma não era capaz de oferecer respostas coerentes às várias perguntas que eu trazia dentro de mim.

 

Foi assim que iniciei uma ampla pesquisa em busca das respostas que tanto me inquietavam. Porém somente em meados dos anos 80, com pouco mais de 20 anos, quando estudava  computação na Universidade Mackenzie em São Paulo, descobri a Doutrina que é ao mesmo tempo uma Filosofia, uma ciência e uma religião, e que iria trazer as respostas a todas as minhas perguntas: o Espiritismo.

Já apaixonado pela Lógica que estudava em meu curso na faculdade, impressionei-me com a absoluta racionalidade trazida pela codificação Espírita e pela coerência impecável de seus ensinamentos. “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, finalmente trouxe-me  as respostas coerentes para as indagações que há tanto tempo me inquietavam! Sua linguagem extremamente racional oferece uma ampla compreensão das Leis que regem o Universo e uma visão completamente diferente do Criador universal.

 

O desafio que deu origem ao trabalho “A Lógica da Reencarnação”

Nesta época, ainda muito jovem e impetuoso, e com os conceitos espíritas e lógicos fervilhando em minha mente, costumava envolver-me em acalorados debates com pessoas de outros segmentos religiosos, e começou a chamar-me a atenção o fato de que tais pessoas eram incapazes de oferecer qualquer refutação baseada na lógica aos argumentos por mim apresentados. Suas argumentações limitavam-se a “recitar” trechos bíblicos, sem qualquer embasamento lógico ou preocupação a respeito da coerência e racionalidade dos mesmos.

 

Assim, um certo dia, após intermináveis debates com uma pessoa pertencente a uma igreja Cristã, decidi fazer-lhe um desafio: Eu colocaria no papel os argumentos que sustentavam meus estudos baseados na Doutrina da Reencarnação e, se a mesma ou qualquer pessoa de sua Igreja conseguisse apresentar uma refutação lógica a qualquer um dos argumentos, eu me converteria imediatamente à sua doutrina!

 

Desafio aceito, esta pessoa conversou com os pastores de sua Igreja, que ficaram aguardando o material com meu estudo, comprometendo-se a analisa-lo e, em seguida agendar um debate.

 

Porém, após a entrega do material, dias se passaram, depois semanas, e então meses, e os pastores jamais vieram debater, para indignação da pessoa que lhes entregou o material, que tentou varias vezes convence-los a cumprir o que fora combinado, sem sucesso. Na verdade, ficou claro que, após conhecer o conteúdo do trabalho, os pastores compreenderam que não conseguiriam apresentar uma contra argumentação no campo da Lógica. Este desafio foi o “estudo piloto” que deu origem ao trabalho “A Lógica da Reencarnação”.

 

Desenvolvimento do trabalho

No final dos anos 90, já na era da internet, comecei a divulgar este trabalho através de um site e posteriormente em redes sociais, onde procurava levar às pessoas informações não apenas sobre o tema Reencarnação, como também sobre os assuntos relacionados ao Espiritismo e à vida após a morte.

O ambiente virtual possibilitou o intercâmbio de informações com uma quantidade enorme de pessoas, assim como debates com seguidores de outras denominações religiosas tais como Evangélicos, Católicos e até mesmo Ateus. Em tais debates eram sempre exigidos dois pré-requisitos básicos: Desenvolvimento do mesmo apenas dentro do campo da argumentação Lógica e respeito incondicional a toda e qualquer religião, crença ou filosofia.

Ao longo de todo este período o trabalho foi se tornando cada vez mais consistente e minhas pesquisas cada vez mais aprofundadas, até que em 2015 senti que havia chegado o momento de transforma-lo em um livro, procurando torna-lo  bastante didático e de fácil leitura, direcionado a pessoas que, assim como eu no passado, buscam avidamente por respostas. Foram então mais dois anos de aperfeiçoamento do trabalho e no inicio de 2017 lancei o E-book “A Lógica da Reencarnação”.

Creio ser este um momento muito oportuno: O Planeta Terra está passando por uma época de grandes transformações, a ciência cada vez mais se fortalece e começa a descortinar novos mundos e novas dimensões. Um numero crescente de pessoas começa a despertar para a existência de uma realidade extra material e cada vez mais o “medo” de questionar está sendo vencido pela busca racional. A informação cruza o mundo na velocidade da internet e não é mais possível escondê-la ou distorcê-la.

Aqueles que se recusarem a abrir suas mentes para a modernidade ficarão estacionados no passado, enclausurados em conceitos antiquados, reféns do próprio medo de evoluir e entender o incrível universo que nos cerca, que é muito maior do que imaginamos.

bottom of page