top of page
Utilização da Grafoscopia para autenticação de mensagens psicografadas

                                                        Dr. Carlos Augusto Perandrea

 

A Grafoscopia é uma ciência que estuda a escrita produzida pelas mãos com a finalidade de determinar sua exata correspondência entre a pessoa a quem se atribui a autoria do material do grafismo e a pessoa que a fez, possibilitando verificar a autenticidade ou falsidade da mesma, através do estudo das características que a individualizam.

 A perícia grafotécnica tem auxiliado Juízes de Direito, Promotores de Justiça, Advogados e outros profissionais da área da Justiça a esclarecer, de forma imparcial, inequívoca e conclusiva, questões e dúvidas referentes a lançamentos caligráficos questionados na esfera judicial, e também na área privada e administrativa, quando há a necessidade de constatação de autenticidade ou não de um manuscrito, através dos conhecimentos técnicos e científicos de um perito.

 

O conceituado perito em Grafoscopia, Dr. Carlos Augusto Perandrea, criminólogo, perito judiciário em Documentoscopia ; professor universitário na Universidade Estadual de Londrina desde 1972 ( Medicina Legal - Identificação Datiloscópica e Grafotécnica - Curso de Direito ) realizou um trabalho de pesquisa que durou 14 anos, e escreveu O livro "A Psicografia à Luz da Grafoscopia", onde periciou dezenas de cartas psicografradas por Chico Xavier, dando parecer positivo em todas elas.  Trata-se de um trabalho científico inédito no mundo publicado na Revista Científica Semina da Universidade Estadual de Londrina.

 

O autor compara em seu trabalho a letra  do indivíduo antes da morte com a letra contida em mensagens psicografadas, recebidas através do Chico, analisando em laudo Técnico e chegando à conclusão de autenticidade gráfica. 

Dentre os casos examinados por Perandréa, um dos que despertou mais interesse foi o da mensagem psicografada por Chico Xavier no dia 22 de julho de 1978 em italiano do espírito de Ilda Mascaro Saullo, desencarnada em Roma, em 20 de dezembro de 1977, dirigida aos seus familiares residentes no Brasil. Chico nunca aprendeu a falar ou a escrever a língua italiana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seu livro, Perandréa realiza um minucioso estudo, comparando a grafia de um texto  escrito pelo próprio punho de Ilda Mascaro quando viva com a grafia da mensagem recebida pelo médium Chico Xavier. A figura abaixo mostra as incríveis semelhanças

 

 

Após os exames efetuados com base nos estudos técnico-científicos de grafoscopia, pôde a perícia comprovar sem dúvidas a sua veracidade, chegando aos seguintes resultados categóricos:

 

“A mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier, em 22 de julho de 1978, atribuída a Ilda Mascaro Saullo, contém demonstração fotográfica em “número” e em “qualidade” consideráveis, e irrefutáveis características de gênese gráfica suficientes para a revelação e identificação de Ilda Mascaro Saullo como autora da mensagem questionada”.

 

Alguns céticos questionam por que a letra das mensagens psicografadas não é sempre  100% semelhante à letra da pessoa falecida. É necessário esclarecer que, durante o processo de psicografia, o espírito “conduz” a mão do médium,  fazendo com que a letra sofra alguma alteração.

Isto pode ser constatado facilmente se pedirmos a uma pessoa que segure uma caneta sobre um papel e, segurando a sua mão,  escrevermos um texto. A letra resultante obviamente não será exatamente igual à nossa letra original, quando escrevemos com nossa própria mão, porém será possível reconhecer traços de semelhança da mesma no texto suficientes para comprovar sua autoria.

Estas semelhanças, identificadas através das perícias grafológicas, como as realizadas pelo Dr. Perandrea, são suficientes para atestar, de forma conclusiva e inequívoca, sua autoria.

 

bottom of page