Análise de mensagens psicografadas
A psicografia vem, há muito tempo, desafiando os céticos, devido não somente à enorme quantidade de evidências, como também por sua precisão e possibilidade de comprovação. As chamadas “mensagens psicografadas” são recebidas de pessoas falecidas através dos chamados “médiuns”, ou seja, pessoas que possuem o dom da mediunidade, que é a capacidade de interação com o mundo espiritual.
Antigamente costumava-se ouvir muito uma frase de pessoas que não acreditavam na possibilidade da vida após a morte: “ninguém até hoje voltou para contar”! Porém hoje, com a imensa quantidade de mensagens psicografadas que vêm surgindo e sendo divulgadas, trazendo informações detalhadas a respeito da pessoa que as enviou e independente da crença ou religião das famílias que recebem tais mensagens, torna-se completamente impossível dizer que “ninguém voltou para contar”. Realmente, muitos estão voltando não apenas para relatar suas experiências na espiritualidade, mas também para trazer o consolo à dor causada pela separação da morte.
Se fôssemos descrever aqui todas as mensagens psicografadas não apenas por Chico Xavier como também por centenas de médiuns que vêm até hoje recebendo comunicações do plano espiritual, com certeza precisaríamos de milhares de páginas. Tais mensagens constituem, cada vez mais, uma prova incontestável da existência da vida após a morte, e os que negam tal possibilidade não são capazes de apresentar uma explicação mais lógica e consistente a este fenômeno.
Mais fácil então simplesmente, e maldosamente, tentar de alguma forma desacreditar o médium, acusando-o de “charlatanismo”. No caso de Chico Xavier, se o seu trabalho fosse uma farsa, teríamos certamente que classifica-lo como o maior “gênio” da charlatanice e da falsificação de todos os tempos. Teria também que possuir qualidades mentais inigualáveis, uma memória incomparável, habilidades literárias geniais para ser capaz de forjar imitações perfeitas de grandes escritores de nossa história.
Analisemos: Como alguém poderia passar mais de 70 anos ininterruptos enganando um número tão grande de pessoas? Como podemos constatar em todas as mensagens recebidas, os familiares em geral da pessoa que enviou a mensagem, principalmente os pais, todos confirmam a autenticidade das mesmas. Muitas mensagens inclusive traziam detalhes que somente os pais sabiam, ou alguns que nem a família sabia, e veio a descobrir somente após a divulgação da mensagem.
Além disso, qual seria o propósito de tal “farsa”, uma vez que Chico jamais cobrou um centavo sequer por seu trabalho mediúnico, e nem poderia, pois estaria indo de encontro aos princípios do Espiritismo, que é radicalmente contrário a qualquer tipo de pagamento por tais mensagens?
Em 2008 tive a oportunidade de assistir a uma sessão de psicografia que foi realizada na cidade de São Paulo pelo médium Celso de Almeida Afonso da cidade de Uberaba, apontado pelo próprio Chico como um dos continuadores de seu trabalho. Pude então verificar pessoalmente todo o processo psicográfico, e testemunhar pessoalmente a seriedade e autenticidade de tal fenômeno.
Antes da sessão, o médium recebia em uma pequena sala, reservadamente, cada uma das pessoas que havia ali comparecido na esperança de receber uma mensagem de um ente querido. Porém, neste brevíssimo encontro, ele não fazia qualquer pergunta a respeito da pessoa que havia falecido, para supostamente levantar detalhes a serem usados na mensagem psicografada, como alguns críticos afirmam. Apenas era solicitado colocar em um papel o nome da pessoa e a data da morte da mesma.
Durante o processo de psicografia, as mensagens eram escritas em uma velocidade tão grande e de forma ininterrupta, que era necessário um assistente ao lado para ir trocando as folhas. Ao final da sessão, todas as mensagens eram imediatamente lidas aos presentes, sem qualquer revisão. Todo este processo demonstra a impossibilidade de qualquer inserção de informações pelo médium.
Mensagens recebidas em outras línguas
Mensagens psicografadas utilizadas como provas em tribunais
3 mensagens famosas psicografadas por Chico Xavier
Veremos a seguir três mensagens psicografadas por Chico Xavier que, por sua riqueza de informações, irão contribuir muito para aqueles que desejam estudar as evidências da continuidade da vida após a morte. Muitos dos detalhes contidos nas mensagens eram de conhecimento exclusivo da família e algumas nem mesmo a família tinha conhecimento.
Mensagem de Manoel Francisco Neto
Mensagem de Roberto Muszkat
Mensagem de Rangel Diniz Rodrigues (Tetéu)